Os atletas betinenses brilharam, trazendo medalhas, troféus e classificações importantes, reforçando o nível técnico e a dedicação dos competidores
Atletas do programa Viva o Esporte, da Prefeitura de Betim, tiveram uma semana de grandes conquistas em diferentes modalidades esportivas. Com participações de destaque em quatro competições nacionais e regionais, o município celebrou resultados expressivos no Campeonato Brasileiro de Taekwondo de Poomsae e Taekwondo Paralímpico; nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), no Festival Monte Castelo de Taekwondo e na etapa final do 5º Campeonato Mineiro de BMX; todos realizados em setembro. Os atletas betinenses brilharam, trazendo medalhas, troféus e classificações importantes, reforçando o nível técnico e a dedicação dos competidores.
O maior destaque foi no Campeonato Brasileiro de Taekwondo de Poomsae, realizado entre os dias 27 e 29 de setembro no Centro Paralímpico do Brasil, em São Paulo. A atleta Ana Júlia Arantes conquistou o tricampeonato brasileiro da modalidade e garantiu sua vaga para o Grand Slam de 2025. Ana, que integra a equipe mineira de Poomsae, agora se prepara para a Copa Brasil, que ocorrerá em novembro, no Rio de Janeiro, sob a supervisão do Mestre Wellis Pinheiro.
Ainda no tatame, nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), realizados em Recife, os atletas Rafael Henrique e Amanda Sousa, representando o Viva o Esporte no Taekwondo, e também alcançaram excelentes resultados. Rafael sagrou-se campeão, levando a medalha de ouro, enquanto Amanda conquistou a medalha de prata, destacando-se na competição nacional.
Em Contagem, no Festival Monte Castelo de Taekwondo, Betim foi representada por cinco atletas do programa, que conquistaram cinco medalhas. Lucas Emanuel e Camile Yasmin ficaram com a prata, enquanto Rafael Alves, Pedro Yago e Lorena de Jesus levaram o ouro. A competição serviu como uma avaliação do rendimento dos atletas em eventos de menor porte, mas os resultados já mostram a força da equipe.
Por fim, na etapa final do 5º Campeonato Mineiro de BMX, realizada em Manhuaçu, a equipe betinense garantiu um total de 35 medalhas – sendo 8 de ouro, 9 de prata e 8 de bronze – além de 32 troféus de ranking ao longo da temporada. A competição consagrou 10 atletas como campeões mineiros de 2024, consolidando Betim como uma potência no BMX estadual.