
A Prefeitura de Betim instalou um Comitê Municipal de Enfrentamento aos Impactos do Fenômeno El Niño e de Resiliência Climática, com o objetivo de reforçar o planejamento, o monitoramento e a capacidade de resposta da cidade diante do aumento de eventos climáticos extremos. Coordenado pela Superintendência Municipal de Defesa Civil, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública, o comitê reúne órgãos da administração municipal e parceiros externos em atuação permanente. A meta é acompanhar de forma integrada os efeitos do El Niño, como ondas de calor, estiagens, maior risco de queimadas e mudanças no regime de chuvas e articular medidas para reduzir riscos à população. Entre as atribuições estão o acompanhamento contínuo de boletins meteorológicos e hidrológicos; a revisão e atualização dos planos de contingência; a identificação e o monitoramento de áreas vulneráveis a alagamentos, inundações e deslizamentos; e a coordenação de ações preventivas e emergenciais para minimizar danos à infraestrutura e à população. O comitê também promoverá campanhas educativas, orientações à comunidade e articulação com órgãos estaduais e federais de proteção e defesa civil. Sua composição é intersetorial, envolvendo as secretarias de Comunicação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Saúde, Assistência Social, Educação e Mobilidade Urbana, além de órgãos como ECOS, Guarda Municipal, Defesa Civil e parceiros como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cemig e Copasa.Com reuniões ordinárias mensais e convocações extraordinárias quando necessário, a iniciativa visa aumentar a capacidade de antecipação e resposta de Betim, preservando a segurança, a infraestrutura urbana e a qualidade de vida dos moradores.
#GiraNotícias#BetimResiliente#ClimaEBetim#DefesaCivil#ElNino #PrevençãoEInfraestrutura













