
A integração entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública (por meio da Guarda Municipal), as polícias Militar, Civil, Rodoviária Estadual e Rodoviária Federal resultou em recordes na redução da criminalidade em Betim. Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais mostram que, entre janeiro e maio de 2026, a cidade apresentou os menores índices de crimes violentos e de várias modalidades de roubo desde o início da série histórica analisada. Os números apontam uma tendência clara de queda da criminalidade, reflexo dos investimentos municipais na valorização da Guarda Municipal, ampliação do monitoramento, ocupação estratégica de espaços públicos e, sobretudo, da atuação coordenada entre as instituições responsáveis pela segurança. No período de janeiro a maio de 2026 foram registrados os menores índices de crimes violentos dos últimos 15 anos: queda de 14,4% em relação ao mesmo período de 2025, 35,9% ante 2024 e 47% frente a 2022. Em comparação com 2017 — ano com maior volume da série, a redução chega a 90,8%. Em números absolutos, enquanto em 2016 houve 3.404 ocorrências, em 2026 foram 314.Os roubos também tiveram queda expressiva: apenas 177 roubos consumados entre janeiro e maio de 2026, menor total desde 2012, redução de 9,7% sobre 2025, 46,7% sobre 2024 e 94,3% em relação a 2016 (3.084 casos). Nos roubos a coletivos foi registrado apenas um caso no período, o menor número em 11 anos e queda de 99,4% frente a 2016. Roubos a transeuntes somaram 65 ocorrências, menor marca da série, com retrações de 29,3% ante 2025, 56,1% frente a 2024 e 96,6% em relação a 2016. Roubos a residências totalizaram cinco registros (menor patamar em 11 anos), e roubos a estabelecimentos comerciais chegaram a 19 ocorrências — melhor desempenho desde 2015.Esses resultados decorrem de uma estratégia de cooperação permanente: integração operacional, troca de informações, planejamento conjunto e operações coordenadas, além da presença ampliada da Guarda Municipal nas ruas. A atuação articulada tem reforçado a prevenção e a capacidade de resposta às ocorrências, ampliando a sensação de segurança da população. A Guarda Municipal de Betim vem assumindo papel central no sistema integrado de segurança, participando de ações preventivas, patrulhamento, fiscalização e apoio operacional. A soma de esforços entre município, Estado e União tem produzido avanços concretos, garantindo mais proteção e qualidade de vida aos moradores. A participação da sociedade também foi determinante. Programas como a Rede de Vizinhos Protegidos e a Rede de Comerciantes Protegidos, promovidos pela Polícia Militar, favoreceram o compartilhamento de informações úteis à prevenção. O resultado evidencia que a construção de uma cidade mais segura exige cooperação entre poder público, instituições de segurança e cidadãos.
#GiraNotícias #BetimMaisSegura #IntegraçãoPolicial #GuardaMunicipal #SegurançaPública #PrevençãoCidadão















