Home Notícias Eventos Betim celebra Mês do Orgulho LGBTQIA+ com foco em cidadania, direitos e...

Betim celebra Mês do Orgulho LGBTQIA+ com foco em cidadania, direitos e visibilidade

Programação especial entre junho e julho inclui seminário, premiação de direitos humanos e a tradicional Parada do Orgulho, que chega à sua 22ª edição.

623
Versão em áudio
0:00 / 0:00

A Prefeitura de Betim preparou uma agenda robusta para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+. Com ações que se estendem de junho a julho, o município reforça seu compromisso com a promoção dos direitos humanos, o combate à discriminação e a valorização da diversidade. A programação mescla atos simbólicos, formação intelectual e manifestações culturais. As atividades começam oficialmente no dia 24 de junho, quando prédios icônicos como o Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo e a Rodoviária de Betim receberão iluminação especial. O gesto antecipa o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado mundialmente em 28 de junho. Debate e Reconhecimento

No dia 9 de julho, o Auditório Ady Rosa de Freitas será palco do 4º Seminário Municipal de Letramento e Visibilidade. O evento contará com especialistas como Vênus Drubscky (Centro de Referência LGBT de BH) e o defensor público Jonatas Mello para discutir cidadania e estratégias de enfrentamento ao preconceito. Já no dia 24 de julho, a Câmara Municipal recebe o 14º Prêmio de Direitos Humanos LGBTQIA+, homenageando personalidades e instituições que se destacam na luta pela igualdade no município.22ª Parada do Orgulho

Concentração no Ginásio Divino Ferreira Braga reúne multidão para celebrar os 22 anos de luta e conquistas da comunidade LGBTQIA+ no município.

O ponto alto das celebrações acontece no dia 26 de julho com a 22ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Betim. Sob o tema “22 anos de luta: orgulho que constrói futuros”, o evento terá concentração a partir das 12h no Ginásio Poliesportivo Divino Ferreira Braga. A marcha seguirá em trio elétrico pela Avenida Edméia Mattos Lazzarotti até a Praça do Encontro, onde ocorrerá um ato político e o show de encerramento com a banda Lex Luthor. Para Iracema Assis, superintendente de Igualdade Racial e Diversidade Sexual, a agenda é um reflexo de um trabalho contínuo: “O respeito e a visibilidade precisam ser trabalhados o ano todo. Essa programação demonstra que a garantia de direitos é um tema permanente para uma sociedade mais justa”, afirma.

Confira a agenda detalhada:

-24/06: Iluminação especial do Museu e Rodoviária.

09/07 (09h às 12h): 4º Seminário de Letramento e Visibilidade (Auditório Ady Rosa de Freitas).

-24/07 (18h às 21h): 14º Prêmio de Direitos Humanos (Câmara Municipal).

-26/07: 22ª Parada do Orgulho LGBTQIA+

-12h: Abertura e praça de alimentação.

-13h30: Atrações artísticas (Drag Queens, cantores e dança).

-16h30: Marcha com trio elétrico rumo à Praça do Encontro.

-18h30: Ato Político.

19h: Show com Banda Lex Luthor.

-23h: Encerramento.

#GiraBetim #BetimColorida #OrgulhoLGBTQIA #DiversidadeBetim #DireitosHumanos #ParadaBetim2026